segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Alimento nosso de cada dia

Todos já devem ter ouvido que "nem só de pão viverá o homem". Pois é, esta é uma das grandes verdades da Bíblia. Alimentos para a alma são mais necessários do que alimentos para o corpo. Quando falamos em sustento, não estamos falando apenas de pão e água. Quem pensa assim, não entende nada da palavra sustento.
Muitas vezes temos tudo: comida, bebida, dinheiro, casa, trabalho, bens materiais e formais. Mas não temos o que nos alegra. Será que devemos nos sentir culpados por isso? Só porque aquilo que temos não nos é suficiente devemos nos acomodar e tentarmos ser felizes com queilo que aparentamos ter ou ser? Afinal, como a maioria pensa, temos tudo e, senão somos felizes, parece frescura. E quando digo isso, não é no sentido de eterna insatisfação diante das coisas, mas sim de que não nos devemos pautar por aquilo que acham que é melhor para nós.
É bom também não termos tudo. Se tivéssemos, seria muito fácil viver, não brigaríamos por nada, não desejaríamos nada e nossa vida seria muito mais parada (ou será feliz?). Bem, daí depende do ponto de vista de cada acerca da felicidade. Mas desejamos e nos alimentamos de várias formas, não apenas daquilo que as pessoas esperam que desejemos ou nos alimentemos. Não devemos, também, ter vergonha de não sermos felizes quando parecemos possuir tudo, quando na verdade sempre nos falta algo. Este algo é nosso alimento de cada dia, é o que nos faz viver. É este algo que desejamos, espero que não em vão, para podermos viver satisfatoriamente e, quem sabe, sermos felizes.
(Mas será que sermos felizes já é pedir demais?)

Nenhum comentário: